sábado, 9 de janeiro de 2010

BORTO ROSA AJUDANDO NA ESTIMULAÇÃO DO CÉREBRO HUMANO


BOTO ROSA SUA LENDA
O Boto é portanto, o Dom Juan da planície Amazônica. Seu prestígio, longe de diminuir com as dissipações do tempo, ganha novos florões com os casos que todo dia lhe aumentam o lendário e a fé do ofício. O papel que lhe atribuem não difere muito das proezas que assinalaram a famosa personagem de "Tirso de Molina". O asqueroso mamífero misciforme, com aqueles seus dois a três metros de comprimento, com aquele focinho pontiagudo e encabelado, passa por ser um herói mais atrevido, em matéria de amor, de que os tipos de Merimée.
O Boto é hoje um animal em extinção e grande culpa disso é por que o homem lhe conferiu poderes mágicos. Muitos pescadores os capturam para corta-lhes o pênis com a finalidade de fazer um amuleto de "conquista varonil" ou para combater a impotência sexual. Suas nadadeiras também são utilizadas na fabricação de remédios. Seus olhos são usados como atrair as mulheres. Os pajés costumavam realizar rituais para preparar os olhos do animal a ser entregues e usados pelos necessitados.
A crença neste mito está disseminada pela população ribeirinha do Rio Amazonas. O Boto representa o "animus"das mulheres, que faz inter-relação entre o consciente e o inconsciente. O inconsciente masculino é feminino e regido pelo "anima". O "animus" é a figura masculina arquetípica que reflete o princípio masculino nas mulheres. O Boto é este "animus arquetípico" representando tanto o inconsciente individual quanto o coletivo. Sua grande beleza e poder de sedução são explicados, quando entendemos que ele não é um homem e sim a imagem que as mulheres fazem do homem.

Todos os animais aquáticos simbolizam o psiquismo, esse mundo interior e tenebroso através do qual se faz conexão com Deus ou com o Diabo.
De natureza ambígua estes seres se ligam aos rios e oceanos, lugar de todas as fascinações e de todos os terrores, imagem da mãe e da deusa-mãe primitiva em seu aspecto generoso e criador e, ao mesmo tempo, terrível. Mares, rios, são lugares selvagens e inumanos, onde a lógica nunca prevalece. É por isso que todos os mitos e divindades marinhas conservarão sempre um caráter arcaico. Saindo dessa água enigmática, os peixes tornam-se eco deste terror antepassado, que roça o desconhecido.


♦ RADIAÇÃO DOS BOTOS ESTIMULAM O CÉREBRO HUMANO ♦

OS BOTOS COR-DE-ROSA SÃO ANIMAIS DÓCEIS. ALÉM DISSO O CONTATO COM ELES PODEM SER BENÉFICO PARA OS HUMANOS, ISSO PORQUE PARA ENXERGAR OS OBJETOS À VOLTA DELES, OS BOTOS EMITEM RAIOS ULTRASSOM. AO ATIGIREM UMA PESSOA, ESSES RAIOS PODEM ESTIMULAR O FUNCIONAMENTO DO CÉREBRO HUMANO. ISSO OCORRE PRINCIPALMENTE NAS ÁREAS RESPONSÁVEIS PELA COORDENAÇÃO MOTORA, LINGUAGEM E SOCIALIZAÇÃO, EXPLICA O FISIOTERAPERUTA IGOR SIMÕES, PIONEIRO DA BOTOTERAPIA. OS BOTOS COR-DE-ROSA COMEÇARAM A SER USADOS PARA FINS TERAPEUTICOS NO ANO PASSADO, A PARTIR DO TRABALHO DO FISIOTERAPEUTA EM PARCERIA COM UM HOTEL ÁS MARGENS DO RIO NEGRO. EM TRÊS ANOS IGOR ADESTROU CERCA DE 25 ANIMAIS USANDO BOLAS. O FISIOTERAPEUTA TEM LICENÇA DO IBAMA PARA CONDUZIR GRUPOS DE OBSERVAÇÕES AOS BOTOS, CRIADOS EM LIBERDADE.


ATENÇÃO - Infelizmente isso não é lenda: Os órgãos genitais dos botos, que são caçados e mortos, costumam ser vendidos ilegalmente como ingredientes para poções e para amuletos. Com tal acontecimento, somado a destruição do ecossistema da região e à construção de barragens, a espécie está sofrendo ameaça de extinção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.