sábado, 20 de março de 2010

SIGNIFICADO DA VASSOURA NA WICCA


A imagem tão familiar hoje em dia de uma bruxa atravessando os céus noturnos montada em uma vassoura fez sua primeira aparição pública no século XV, no manuscrito Lê Champion des Dames (O Campeão das Damas) do escritor suíço Martin Le Franc. Porém, as conotações mágicas das vassouras são muito mais antigas do que as descritas por Martin Le Franc.
Há muito as vassouras têm sido associadas à magia feminina e a mulheres poderosas. Diga-se de passagem, transformaram-se no equivalente feminino do cajado usado por Moisés para abrir o mar vermelho.
As Sagradas Parteiras da Roma Antiga varriam as soleiras das casas das mulheres grávidas, acreditando que assim espantariam os maus espíritos, protegendo as mães e os seus bebês.
Desde essa época, as vassouras tinham seu poder simbólico para questões mundanas e grandiosas. Em algumas regiões da Inglaterra, até bem recentemente, as mulheres deixavam suas vassouras do lado de fora ao ausentar-se de casa.
No País de Gales e entre os ciganos, a tradição determinava que, para selar os casamentos, os noivos deviam pular uma vassoura colocada na entrada da nova casa (Na Wicca, a vassoura faz parte da cerimônia de casamento, chamada Pacto).
Símbolo do lar, da Deusa e do Deus, a vassoura é um dos instrumentos favoritos dos iniciados usados para a limpeza psíquica do espaço do ritual antes, durante e após os trabalhos mágicos.
Como símbolo de um passado pagão, a vassoura despertou hostilidade entre os cristãos caçadores de bruxas. Mas, contrariando a crença popular, poucas das confissões forjadas durante os julgamentos às bruxas mencionavam vassouras.
Embora os acusadores costumassem enfiar idéias nas cabeças de suas vítimas, não era comumente adotada nos Tribunais, a imagem da vassoura voadora. Porém, este conceito permanece e, é até os dias de hoje um ícone inseparável da bruxa.

Um comentário:

  1. Hmm,hmm...
    Creio que a vassoura é mesmo um object indispensável para qualquer imagem de bruxaria ou feiticaria.
    Li por aí que é simbólica, significando o "varrer o mal para fora".
    Acho que o uso da vassoura como meio de transporte deve ser só para adicionar mais usos á ferramenta. O facto de ser uma vassoura, ou seja, um objecto comum em qualquer casa, e ser completamente incógnita a qualquer "busca de bruxas" (completamente inútil, na minha opinião) parece contar para esconder a "magia" e "bruxaria" de quem a poderia usar mal.
    A minha conclusão final, é que: no passado, as pessoas sofriam de um tipo de medo: o medo do desconhecido. É a natureza humana, não sabemos o que tal coisa é por isso teme-mo-la ou em casos extremos condena-mo-la e destruímos. A meu ver, se uma coisa tão fantástica como "magia" existisse, não seria nem má nem boa. Seria apenas uma ferramenta como todas as outras. Eu compararia a "magia" a uma faca: se usamos uma faca para matar uma pessoa, seria má, mas se usarmos essa faca para cortarmos pão para comermos, seria boa, mas a faca em si não é nem boa nem má, é simplesmente... uma faca.
    Bom, já eu estou aqui a divagar. A "magia" parece ser uma coisa explêndida em mãos certas, mas infelizmente não existe. Por isso temos que usar outra coisa qualquer para ajudar a construir um mundo melhor para toda a gente.
    Já agora, as imagens de bruxas são bonitas =) assim é que deviam ser todas a bruxas boas.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.