quinta-feira, 15 de abril de 2010

DEUSA MNEMÓSINE


DEUSA GREGA DA MEMÓRIA

Mnemósine, a deusa grega da memória, era considerada uma das mais poderosas deusas de seu tempo. Afinal de contas, alguns acreditam que a memórias é uma dádiva que nos distingue de outras criaturas no mundo animal. É a dádiva que nos permite ter a razão, prever e antecipar acontecimentos, é a base do inicio da civilização.Infelizmente, a deusa da memória é raramente lembrada, se evaporou no tempo. Quando Mnemósine é lembrada é geralmente no contexto dela ser a mãe das musas, apesar de todo o reconhecimento de que sem memória a arte religiosa das Musas nunca seria possível.Mnemósine era uma Titânica, filha da primeira geração das divindades na Grécia. Seus pais eram o imperador Cronus e a deusa Gaia. Mnemósine é geralmente vista em pinturas com um cabelo sedutore castanho. Existe algumas histórias sobre ela mesmo ela sendo frequentemente mencionada pelos poetas antigos que falam sobre seu maravilhoso dom natural para humanidade. A Deusa Mnemósine é as vezes citada como sendo a primeira filósofa, seu dom era o poder da razão. Foi dada a ela a responsabilidade de dar nome a todos os objetos, e por fazer isto deu aos humanos os meios para o diálogo e conversação. O poder de memorizar e de lembrar foram também para sua santificação. Não confunda. Memória era o que tinha de mais importante no tempo de Mnemósine. Muito antes a invenção do alfabeto e da escrita, era crucial para o bem estar de um individuo ou a sociedade que tinha que contar somente com uma história horal. Além de, nós não estarmos falando sobre memorizar listas de compras ou compromissos aqui. A memória de Mnemósine era muito mais que isto, era a memória dos imperadores e a energia do universo, o ciclo da vida, a memória de como viver no mundo. Os antigos acreditavam que quando um morria e cruzava o submundo era dada a chance a outro. . . se beber água do rio do esquecimento você esqueceria todas as dores e os terrores de sua vida anterior (e com eles, as lições que eles trouxeram), ou se bebesse a bebida de Mnemósine, a mola da memória. Aqueles que escolhiam esquecer tinham que renascer, para retornar a terra para aprender as lições que eles precisavam. Aqueles que escolhiam lembrar eram enviados aos campos elisios onde eles passariam a eternidade em conforto e paz. A estima do qual a memória era guardada era feita no inicio dos rituais gnósticos antigos, que era solicitada para consulta com um oráculo.
Antes de ser trazida ao oráculo, iniciantes eram levados a u lugar com duas piscinas e deitados um ao lado do outro. Eles eram instruidos a beber a água da piscina do esquecimento, a Deusa do Esquecimento, de maneira que eles pudessem esquecer a vida anterior.
Então eles era levados a mola de Mnemósine para beber então eles lembrariam tudo o que eles estavam prestes a conhecer do oráculo. O iniciante seria então ser enterrado vivo por alguns dias (colocado em isolamento) em uma tumba do deus da Terra, para esperar a chegada do oráculo. Se o iniciante tivesse sido bem preparado e fosse merecedor, os mistérios da vida seriam ditos a le pelo oráculo. E quando ele fosse trazido de volta ao mundo vivo, os sacerdotes o colocaria em um lugar especial, chamado o trono de Mnemósine. Enquanto estivesse sentado la, Ele lembraria e diria a todos o que ele tinha aprendido la embaixo.
Uma importante Deusa, Mnemósine é muito lembrada hoje em dia como a mãe das, a nona Deusa Grega do qual a função foi inspirar poetas e músicos e a promover a arte e as ciências.
Depois de Zeus conduzir a Guerra contra os Titans e se estabelecer como o líder dos Olímpios, Ele temia que, mesmo que ele pudesse ser imortal, suas grandes vitórias e decisões poderiam logo serem esquecidas.
Por desejar uma maneira de preserver a memória de seus feitos, ele se vestiu como um pastor e foi encontrar Mnemósine. Eles dormiram juntos por nove noites antes dele retornar ao Monte Olimpo. (A proósito , Zeus ainda era solteiro então este não foi um de seus romances extraconjugais).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.