terça-feira, 9 de junho de 2009

CIBERNÉTICA É BRUXARIA?


♥ QUE RELAÇÃO PODE TER A CIBERNÉTICA, UMA CIENCIA DE FUTURO, COM A MAGIA E A BRUXARIA, COISAS TÃO MILENARES? É ISTO QUE WIENER, O PAI DA CIBERNÉTICA ANALISOU, MOSTRANDO INCLUSIVE A DIFERENÇA DE CONCEITOS, AO DIZER: HÁ DOIS SÉCULOS, UM SÁBIO QUE TIVESSE CONSTRUIDO UMA MÁQUINA QUE APRENDESSE A SE REPRODUZISSE, SERIA CONDENADO A FOGUEIRA DA INQUISIÇÃO. HOJE, SE UM INVENTOR PROVA QUE ALGUEM PODE GANHAR DINHEIRO COM UMA INVENÇÃO, PODE FAZER O QUE QUIZER, MESMO QUE SEJA UMA MISSA NEGRA, SEM CORRER RISCOS.

(POR NOBER WIENER, COMENTÁRIOS DE GABRIEL VERALDI)

ATUALMENTE O AR ESTÁ TÃO IMPREGNADO DE BRUXARIA QUE NINGUEM SABE COMO PODERIA SER DE OUTRO MODO.

A IDÉIA DE QUE A SUPOSTA CRIAÇÃO DO HOMEM E DOS ANIMAIS POR DEUS, DE QUE A REPRODUÇÃO DOS SERES VIVOS E DA MAQUINA, POR SI MESMOS, SÃO FENÔMENOS DA MESMA ORDEM, É EMOCIONALMENTE INCÔMODO, COMO FORAM AS ESPECULAÇÕES DE DARWIN SOBRE A ORIGEM E A EVOLUÇÃO DO HOMEM. SE SER COMPARADO A UM MACACO, É UMA OFENSA AO NOSSO AMOR PROPRIO, É UMA OFENSA AINDA MAIOR SER COMPARADO A UMA MÁQUINA. CADA UMA DESTAS SUGESTÕES ENCONTROU NA SUA ÉPOCA, UM TIPO DE RENOVAÇÃO QUE ANTIGAMENTE ERA LIGADO AO PECADO DA BRUXARIA.

UMA RENOVAÇÃO EXISTE HOJE ENTRE MUITAS PESSOAS COM RELAÇÃO AS ESPECULAÇÕES DA CIBERNÉTICA. HÁ DOIS SÉCULOS, SE UM SÁBIO TIVESSE, TENTANDO CONSTRUIR MÁQUINAS QUE APRENDEM E SE REPRODUZEM, TERIA ENFRENTADO A INQUISIÇÃO. A MENOS QUE CONSEGUISSE CONVENCER UM PROTETOR INFLUENTE DE QUE SABIA TAMBÉM TRANFORMAR OS METAIS COMUNS EM OURO. HOJE, SE UM INVENTOR CONSEGUE PROVAR A UMA COMPANHIA INDUSTRIAL QUE ELA PODE GANHAR DINHEIRO COM SUAS MAGICAS, ELE PODE DEDICAR-SE A PRATICA DA MAGIA NEGRA, ATÉ O DIA DO APOCALIPSE, SEM CORRER O MÍNIMO RISCO PESSOAL.

A MISSA NEGRA DEVE SER CONSIDERADA DO PONTO DE VISTA CRISTÃO ORTODOXO. PARA O NÃO CRENTE, ELA NÃO PASSA DE UMA CERIMÔNIA OBSCENA E SEM SENTIDO. AQUELES QUE TOMAM PARTE NELA ESTÃO, MUITO PRÓXIMA A ORTODOXIA. SEU PRINCIPIO É O DOGMA CRISTÃO DE QUE O PADRE REALIZA UM MILAGRE REAL E QUE A HÓSTIA SE TORNA REALMENTE O CORPO DE CRISTO.

TANTO O CRISTÃO ORTODOXO, QUANTO O BRUXO ACREDITAM QUE APÓS O MILAGRE DA CONSAGRAÇÃO A PRESENÇA DIVINA DA HÓSTIA É CAPAZ DE PRODUZIR NOVOS MILAGRES. CRÊEM TAMBÉM QUE A TRASULBSTANCIAÇÃO NÃO PODE SER REALIZADA A NÃO SER POR UM PADRE ORDENADO SEGUNDO AS REGRAS DA IGREJA. ENFIM QUE ESSE PADRE NÃO PERDE NUNCA O PODER DE EFETUAR O MILAGRE, EMBORA, ABANDONADO O SACERDÓCIO, NÃO POSSA CONCRETIZÁ-LO SEM PERIGO DE CONDENAÇÃO. PARTINDO DESTES POSTULADOS, COMO SE ESPANTAR DE QUE ESPÍRITOS CONDENADOS, MAS CRIATIVOS TENHAM QUERIDO UTILIZAR ESSE PODER EM PROVEITO PRÓPRIO? É NISTO, E NÃO NAS URGIAS SACRÍLEGAS, QUE RESIDE O PECADO ESSENCIAL DA MISSA NEGRA. A MAGIA DIVINA É INTRICICAMENTE BOA, SUA PERVERSÃO COM VISTAS A OUTRAS FINALIDADES, A NÃO SER A GLORIA DE DEUS É UM PECADO MORTAL.

É O PECADO QUE A BIBLIA ATRIBUI A SIMÃO, O MÁGICO, QUE TENTOU COMPRAR DE SÃO PAULO OS PODERES MILAGROSOS DOS CRISTÕES. IMAGINO BEM, O ESPANTO DO POBRE HOMEM, QUANDO SÃO PAULO RECUSOU A TRANSAÇÃO. AOS OLHOS DE SIMÃO TRATAVA-SE DE UM NEGÓCIO NATURAL E HONESTO. É UMA ATITUDE QUE A MAIORIA DE NÓS ENFRENTOU, AO RECUSAR A VENDA DE UMA INVENÇÃO A UM CHEFE DE INDUSTRIA.

O CRISTÃO SEMPRE CONSIDEROU A SIMONIA COMO PECADO, ISTO É, A COMPRA E A VENDA DAS FUNÇÕES DA IGREJA E DE SEUS PODERES SOBRENATURAIS.

DANTE RELEGOU OS SIMONÁCOS AS REGIÕES MAIS PROFUNDAS DO INFERNO.

NA SUA ÉPOCA, ERA UM PECADO DE IMPORTANCIA FUNDAMENTAL. HOJE COM A SECULARIZAÇÃO, ELE NATURALMENTE DESAPARECEU. SERÁ VERDADE?

OS PODERES DA IDADE DA MÁQUINA, TALVEZ NÃO SEJAM MAIS VERDADEIRAMENTE SOBRENATURAIS, MAS QUE PARECEM UTRAPASSAR, O CURSO ORDINÁRIO DA NATUREZA PARA O HOMEM DA RUA.. NÓS NÃO INTERPRETAMOS MAIS COMO DE NOSSO DEVER DEDICAR ESTES PODERES A MAIOR GLÓRIA DE DEUS, MAS NOS PARECE AINDA INDIGNO DEDICÁ-LOS A FINS DESONÉSTOS E EGOISTAS. É UM PECADO UTILIZAR A MAGIA DE AUTOMAÇÃO MODERNA EM VISTA DE BENÍFICIOS PRÓPRIOS, COMO SERIA TAMBÉM UM PECADO DESENCADEAR OS TERRORES APOCÁLÍPTICOS DA GUERRA NUCLEAR. SE ESTE PECADO DEVE TER UM NOME É O DE SIMONIA OU BRUXARIA.

POIS, QUER CRIAMOS OU NÃO EM DEUS, É NA SUA GLÓRIA, NEM POR ISSO TUDO NOS É PERMITIDO DE MANEIRA BEM DIFERENTE DE HITLER, NÓS AINDA NÃO ATINGIMOS AS ALTURAS DA SUBLIME INDIFERENÇA MORAL QUE NOS SITUA ACIMA DO BEM E DO MAL. E ENQUANTO CONSERVARMOS UM TRAÇO DE DISCERNIMENTO ÉTICO, O EMPREGADO DOS PODERES EXCEPCIONAIS, PROPORCIONADOS PELA MÁQUINA PARA FINÁLIDADE INDIGNAS, SERÁ O EQUIVALENTE MORAL DA BRUXARIA E DA SIMONIA. ENQUANTO PUDERMOS FABRICAR AUTÔMATOS DE METAL, OU SIMPLESMENTE NA TEORIA, SEU ESTUDO SERÁ UMA FASE LEGÍTIMA DA CURIOSIDADE HUMANA, E A INTELIGENCIA HUMANA, É AVILTADA, QUANDO O HOMEM IMPÕES LIMITES RÍGIDOS À SUA CURIOSIDADE. ENTRETANTO ALGUMAS MOTIVAÇÕES DA AUTOMAÇÃO ULTRAPASSAM A CURIOSIDADE LEGÍTIMA E POSSUEM A NATUREZA DO PECADO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.