terça-feira, 2 de junho de 2009

OS ADORADORES DO GADGET (OS BRUXOS MODERNOS)


(A PALAVRA GADGET, DISPOSITIVO, INVENÇÃO, COISA PRÁTICA, SOBRETUDO MECÂNICA, QUE FACILITA O TRABALHO DOMESTICO, NÃO POSSUI EQUIVALENTE EM PORTUGUÊS. É UM TÊRMO INTERNACIONAL. PODE SIGNIFICAR TAMBÉM BUGIGANGA).

NOBER WINER APONTOU COMO EXEMPLO CERTOS TIPOS DE ENGENHEIROS E INDUSTRIAIS QUE DENOMINARIA COM O NOME DE ADORADORES DE GADGET. ELE CONHECEU BEM OS ADORADORES DE GADGET O PRÓPRIO AMBIENTE ECONÔMICO DELE COM SEUS SLOGANS SOBRE A LIVRE EMPRESA E O LUCRO. ELES EXISTEM TAMBÉM ONDE OS SLOGANS SÃO DITADURA DO PROLITARIADO E DO MARXISMO. O PODER E A AMBIÇÃO DO PODER ASSUMEM, INFELIZMENTE MUITOS DISFARCES. MUITOS SACERDOTES DO PODER SE IMPACIENTAM COM AS LIMITAÇÕES HUMANAS, SOBRETUDO COM AS CARACTERISTICAS DA INCERTEZA E DA IMPREVISIBILIDADE DO COMPORTAMENTO DO HOMEM. ESSES TIPOS DE ESPÍRITOS SUPERIORES SÃO CONHECIDOS PELA MANEIRA SEGUNDO A QUAL ESCOLHEM SEUS SUBORDINADOS, ESTES DEVEM SER HUMILDES, EFICIENTES, INTEIRAMENTE DISPONÍVEIS, EM SUMA, INEFICIENTES QUANDO DEIXAM DE SER MEMBROS A SERVIÇO DE UMA CABEÇA DIRIGENTE, CAPAZES DE MUITO TRABALHO, MAS, POUCO INICIATIVA INDEPENDENTE.

DO MESMO MODO, O GADGET É ADMIRADO POR SUA RAPIDEZ, SUA PRECISÃO, SUA CARÊNCIA DE FRAQUEZAS HUMANAS. LOGICAMENTE, ELE SATISFAZ AQUELE QUE PROCURAM ESQUIVA-SE DA RESPONSABILIDADE PESSOAL, ATRIBUINDO-A AO CASO OU LANÇADO-A SOBRE OS OMBROS DOS SUPERIORES, OU AINDA SOBRE AS MÁQUINAS QUE NÃO SE PODE COMPREENDER INTEIRAMENTE, MAS CUJA OBJETIVIDADE SE PRESUME. ESTA É UMA CONSTANTE DE NOSSA PSICOLOGIA, DESDE OS ARGUMENTOS DE EICHMANN EM SUA DEFESA, ATÉ O COSTUME DE DEIXAR DESCARREGADO UM DOS FUZIS DOS PELOTÕES DE EXECUÇÃO, OU MESMO A TRAGICA MAGIA DO SACRIFICIO HUMANO. ESTÁ FORA DE DÚVIDAS, QUE O OFICIAL QUE VAI APERTAR O BOTÃO POR OCASIÃO DA PRÓXIMA (E ÚLTIMA) GUERRA ATÔMICA, DE QUALQUER LADO EM QUE ESTEJA, VAI ENCONTRAR ALGUMA DESCULPA PARA ALIVIAR SUA CONSCIÊNCIA.

QUANDO UM SACERDOTE DO PODER DESCOBRE QUE CERTAS FUNÇÕES DITAS HUMANAS DE SEUS ESCRAVOS PODEM SER TRANFERIDAS PARA AS MÁQUINAS ELE FICA ENCANTADO. ENCONTROU, ENFIM O PERFEITO SUBORDINADO, EFICIENTE, SEGURO, QUE NÃO PROTESTA E NÃO EXIGE A MÍNIMA CONSIDERAÇÃO PESSOAL. ESTE TIPO DE SUBORDINADO FOI DESCRITO POR CAPEK, NA SUA FAMOSA PEÇA R.U.R (NA QUAL O AUTOR CRIOU A PALAVRA ROBÔ), MUITO ANTES DELE PELA LENDA DA LÂMPADA MARAVILHOSA DE ALADIM. E ESTES ESCRAVOS MÁGICOS OU MECÂNICOS JAMAIS MANIFESTARAM A MÍNIMA REPROVAÇÃO, NE MESMO UM OLHAR INTERROGATIVO. NA OPINIÃO DE WINER ESTE TIPO DE ESPÍRITO SUPERIOR SE IDENTIFICA COM O BRUXO NO PLENO SENTIDO DA PALAVRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.