segunda-feira, 3 de maio de 2010

FANES




Fanes é um dos muitos nomes dados ao deus primitivo da vida, da sabedoria e do amor, também regia a astrologia, foi o primeiro dos grandes deuses, conviveu no tempo dos titãs e, apesar de pouco conhecido, tem passagens importantes na mitologia grega. Ele era representado por um jovem de corpo meio andrógino com asas nas costas e portando um arco mágico.
Tinha a capacidade de ser homem ou mulher, teve um único filho Nys - a deusa da noite, suas flechas faziam qualquer mortal ou deus apaixonar-se e possuía conhecimentos profundos sobre alquimia, magia e espiritualidade.


♦ Quando Chronos - o antigo deus dos deuses, que governa o tempo, engoliu seus filhos para que nenhum destes viesse a ocupar seu lugar, de acordo com uma antiga profecia, Fanes interveio e preparou uma poção que o fez vomitar Zeus, Posídon e Hades com vida para que pudessem quando crescer governar respectivamente: céu, mares e inferno.
Quando Zeus acabou com o domínio dos titãs e ocupou o trono de seu pai, Fanes se metamorfoseou em Metis a deusa da prudência e com seu poder mágico fez Zeus se apaixonar pela bela nova deusa. Este foi o primeiro casamento de Zeus, que acabou de forma trágica. Desconfiado de algumas das atitudes da desconhecida deusa, Zeus investigou e descobriu que na verdade Metis era o titã - Fanes, e resolveu engoli-lo por vingança e para se apoderar de seus vastos poderes. No entanto a ira de Zeus levou a ter fortes dores pelo corpo, principalmente na cabeça e em uma das coxas, após vários tratamentos médicos sem efeito, as dores pioraram, até que foi tentada uma cirurgia na cabeça, quando ela foi aberta, saiu de dentro, como por magia, uma mulher armada com uma espada e já adulta - era Minerva, a deusa da sabedoria. Tempos depois as dores na cabeça cessaram, mas na coxa não, foi assim aberta a coxa, quando de lá saiu um menino com asas nas costas - era Eros, o deus do amor.
Alguns autores discordam do nascimento do último, considerando Eros como filho de Vênus, mas não sabem explicar a continuidade da estória das dores de Zeus. Fanes teria, então, renascido meio homem com o poder do amor e meio mulher com o dom da sabedoria, mas principalmente sobrevivido através do poder da vida, a ele concedido e não repassado para nenhum outro deus
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.