sexta-feira, 28 de maio de 2010

HÍADES


As Híades eram ninfas filhas de Atlas e de uma oceânida, Etra ou Plêione, na mitologia grega.
Geralmente são chamadas Ambrosia, Eudora, Ésile (ou Fésile), Corônis, Dione, Pólixo e Féio. Antes de sua metamorfose em constelação, foram amas de Dioniso, sendo por isso denominadas ninfas do monte Nisa. Por temor à vingativa Hera, no entanto, confiaram o deus a Ino e refugiaram-se junto a Tétis, sua avó. Zeus, para compensar-lhes os serviços prestados a seu filho Dioniso, fê-las rejuvenescer por Medéia e as transformou em constelação.
Seu nome foi associado pelos gregos à chuva (hýein é chover, em grego), pois na Grécia o aparecimento das estrelas híades coincide com a estação das chuvas da primavera.
Aglomerado estelar das Híades, junto a Aldebarã. Entretanto, é possível que o nome do aglomerado estelar esteja relacionado com hys, "porco", pois esse aglomerado de estrelas pouco brilhantes parece muito próximo de Aldebarã, uma estrela bem mais brilhante, o que dá a idéia de uma porca cercada por seus leitõezinhos - nome que, aliás, é dado a esse asterismo nos folclores de alguns países europeus.
Na verdade, Aldebarã não pertence às Híades, embora esteja na mesma linha de visão: está a apenas 80 anos-luz, enquanto o centro do aglomerado (que contém 200 estrelas espalhadas por um raio de 40 anos-luz) está a uma distância de 150 anos-luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.