domingo, 14 de fevereiro de 2010

DEUS TUPÃ


Tupã é uma divindade que aparece em pelo menos duas grandes Etnias.
Na crença Guarani, Tupã é o Espírito do Trovão e Protetor da Chuva. É ele também é considerado Deus (parte da família do Grande Criador):
Os nomes do Criador podem variar um pouco entre os sub-grupos Guarani: Nhande Rú Ete (Nosso Pai Verdadeiro) para os Guarani M'byá; Nhande Djara (Nosso Senhor Altíssimo) para os Guarani Nhandeva eNhande Rú Vussú ( Nosso Pai Imenso) para os Guarani Kaiová.
Tupã torna a terra fértil todos os anos através dos brilhos de fogo (Tataendy) raios e chuvas. Fato cientificamente comprovado. Os raios energizam a terra para que ela se torne fértil e Nhande Rú através de Karaí o Deus das Matas, na primavera, renova tudo. Para o Guarani existem duas estações de ano: o Recomeço (Primavera e Verão e a Dormência, o descanso da Natureza (Outono e Inverno).
Nas Crenças de grande parte dos povos de língua Tupi, "Tupã é o Pai Maior" aquele que habitou a Terra (Tuba, Tupa, Tupã). Todos os homens descendem de Tupã. Junto com Tupã os principais corpos celestes são chamados de Mãe como GuaráCy (SolMãe) que nos dá a sustentação no espaço e nos dá o calor; JaCy (Lua) que nos dá os sonhos e a luz enquanto noite e alguns elementos da Terra como a água do dia: Yara e outros que compõe a crença das Nações de íngua Tupi. Grande parte desses povos acreditam, como Deus supremo: a Mãe Natureza ou a Mãe Terra, YbiCy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.