quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010


♦ O Golfinho-nariz-de-garrafa
Cetáceo da família dos delfins pode ser encontrado principalmente nas águas temperadas e tropicais do Atlântico e nos mares adjacentes, preferindo as áreas costeiras rasas e quentes. Também é possível encontrá-lo perto do Havaí e Flórida. Sua anatomia consiste de dentes fortes e cônicos, de 18 a 27 pares, em ambas as mandíbulas. Nascido para deslizar, possuem corpos hidrodinâmicos, em forma de torpedo, o que lhes dá mobilidade nas águas do oceano.
♥ Lenda: Diz-se que Poseidon, o Deus do mar dos gregos, atribuiu ao golfinho um lugar entre as constelações, por um deles ter salvo o bardo Arion de morrer afogado. Existem histórias de golfinhos que ajudam nadadores, mas isso é acidental, eles apenas gostam de empurrar objetos quando nadam.
Peso: 500 kg –Longevidade: 12 a 40 anos, podendo atingir 50.
♦ Um brincalhão dos oceanos » Mamífero inteligente ao qual se atribui o salvamento de náufragos e tido como um dos melhores amigos do homem. A ligação entre mãe e cria é tão forte que já se testemunhou mães trazendo crias mortas á superfície, como que se quisessem ajudá-las a respirar. Apesar de ainda estarem em grande número, tem sido erradicados de alguns lugares, sendo caçados em razão da carne ou outros produtos. No Pacífico é comum se afogarem em redes de pesca de atum. Surgiu outra preocupação: o ruído marinho causado pelo homem, tal como o sonar de navios, que interfere na capacidade das baleias e dos golfinhos se alimentarem, orientarem e comunicarem e também lhes destrói a audição ou causam hemorragias nos pulmões e ouvidos.
○ Dormem cerca de 8 horas por dia e nadam a uma velocidade de 20 km por hora, podendo mergulhar até 20 minutos e a uma profundidade de 300 m. Os machos lutam ferozmente pelas fêmeas durante a época de reprodução. Em liberdade, se alimentam de lulas, camarões e enguias, caçam em grupo, encurralando os cardumes, mas a técnica pode depender da localização.

(Fonte: National Geografic )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.