sexta-feira, 29 de maio de 2009

BEXIGA HIPERATIVA


♦ SE FICAR APERTADA PARA IR AO BANEIRO, JÁ É DESAGRADAVEL, IMAGINE PASSAR POR ESSA SITUAÇÃO À CADA 20 MINUTOS. ESTE É O QUADRO MAIS GRAVE DE QUEM SOFRE COM A BEXIGA HIPERATIVA, UMA DAS CAUSAS MAIS COMUNS DE INCONTINÊNCIA URINÁRIA

PARA ESSAS PESSOAS, QUALQUER ATIVIDADE PROLONGADA, SE TORNA UM MARTÍRIO E CONSEQUÊNCIA COMO BAIXA DE AUTO-ESTIMA, DEPRESSÃO, DISTÚRBIOS DO SONO, E DIMINUIÇÃO DE ATIVIDADE SEXUAL SÃO FREQUENTES. PARA CONHECER MELHOR ESSA DOENÇA E AS POSSIBILIDADES DE TRATAMENTO DR: LÍSIAS NOGUEIRA CASTILHO, PROFESSOR DA USP E CHEFE DO SERVIÇO DE UROLOGIA DA PUC DE CAMPINAS (SP)

• CARACTERISTICA DO PROBLEMA: A BEXIGA QUE É HIPERATIVA, TEM MAIS CONTRAÇÃO MUSCULAR, DO QUE O NECESSÁRIO, CAUSANDO VONTADE DE URINAR MUITAS VEZES, PORÉM EM VOLUME REDUZIDO. NOS CASOS MAIS GRAVES, A PESSOA FRALDA PORQUE URINA COM TANTA FREQUENCIA E COM TANTA URGÊNCIA QUE ACABA POR TER PERDA INVOLUNTÁRIA DE URINA. (DESCREVE O ESPECIALISTA).


• SURGIMENTO DOS SINTOMAS: DE ACORDO COM DR. CASTILHO, ALGUMAS PESSOAS NASCEM COM A DOENÇA, MAS, A MAIORIA, A DESENVOLVE AO LONGO DA VIDA, ESPECIALMENTE DURANTE O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO. A MANIFESTAÇÃO DOS SINTOMAS É MAIOR NA MEI-IDADE E ENTRE AS MULHERES.


• AS CAUSAS MAIS COMUNS SÃO AS DOENÇAS NEUROLÓGICAS, PROBLEMAS EMOCIONAIS, CIRURGIA NO SISTEMA NERVOSO, TRAUMAS E DOENÇAS DA PRÓPRIA BEXIGA OU PROSTATA, PODEM INICIAR O QUADRO DE BEXIGA HIPERATIVA.


• OS HÁBITOS PREJUDICIAIS SÃO: A INGESTÃO DE CAFEÍNA EM GRANDE QUANTIDADE (CAFÉ, CHÁ, CHOCOLATA E REFRIGERANTE), GERALMENTE AGRAVA BASTANTE O QUADRO. ESTADOS DE ANSIEDADE E DISTÚRBIO EMOCIONAIS TAMBÉM.


• AS ALTERNATIVAS DE TRATAMENTO: DR. CASTILHO DIZ, QUE OS CASOS MAIS LEVES TEM CURA, JÁ OS MAIS GRAVES PODEM SER TRATADOS, EMBORA OS PACIENTES, NÃO SE LEVAM POR COMPLETO DO PROBLEMA.

O MELOR JEITO DE CONVIVER COM A DOENÇA É MUDAR ALGUNS HÁBITOS, E TRATAR COM MEDICANTOS. EM CASOS EXCEPCIONAIS HÁ NECESSIDADE DE CIRUGIA.

EXISTEM REMÉDIOS ORAIS QUE SÃO CALMANTES DE BEXIGA E PROSPORCIONAM AO PACIENTE, UMA FREQUÊNCIA URINÁRIA MENOR, COM MENOS DESCONFORTO.

PARA QUADROS MAIS SEVEROS, A INJEÇÃO DE BOTOX NA PAREDE DA BEXIGA, PODE TRAZER GRANDE MELHORA POR 3 A 4 MESES, PORÉM ESTE TRATAMENTO É CARO E MUITO INVASIVO. O ESPECIALISTA DR. CASTILHO INFORMA QUE NOVOS MEDICAMENTOS PARA COMBATER O PROBLEMA SERÃO LANÇADOS NO MERCADO INTERNACIONAL AINDA ESTE ANO

(DR. LÍSIAS NOGUEIRA CASTILHO: TEL: (0XX19) 32425035)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.