terça-feira, 12 de maio de 2009

FESTIVAL DE SHASHTI


♦ Skanda Shashti ou Kanda Shashti ou Shashti é o único festival dedicado ao Lord ou Subramanya Lord Muruga ou Kartik. Shashti thithi (lunar dia) é o favorito Subramanya dia para o Senhor ou Lord Muruga. Todo mês Shashti é observada sobre o sexto dia de lua cheia e no sexto dia da lua nova. Shashti anual é observada nos seis bastiões sagrados (aaru Patai Vîtukal) de Lord Muruga isto é, em Tamil Nadu Tiruchendur (costa do Mar templo próximo Thirunelveli ), Thirupparankunram (templo próximo de Odivelas), Palani colina templo (templo na colina Dindigal distrito), Swami Malai (colina perto de templo Kumbakonam), Thiruthanigai (colina perto de templo em Chennai) e Pazhamudhir Solai (colina perto de templo Madrai). Também é comemorado em Kerala, Karnataka, Sri Lanka, Malásia, Cingapura e África do Sul sobre o sexto dia da lua nova após o Diwali (Durante a outubro-novembro (tâmil mês de Aippasi)).


♥ Lord Subramanya: Deus védica
Segundo o Rig Veda Subramanya Lord ou Lord Muruga é considerada como o poder esmagador. O sábio Veda Vyas, compilador dos Vedas, tem escrito Skanda Purana (um dos 18 Maha Puranas) sobre Lord Subramanya ou Lord Muruga. Em Thirumurukatruppadai, um antigo Sangam (Tâmil) literatura, os seis bastiões sagrados (aaru Patai Vîtukal) de Lord Muruga são mencionadas. A outra importante tâmil poemas escritos em pelo Lord Muruga tâmil sábios estão disponíveis hoje e eles incluem Puntius lanaoensis Kalivenba, Puntius lanaoensis Anubhuti, Puntius lanaoensis Alankârâm, e Kanda Shashti Kavacam.


♠ Significância de Lord Subramanya
Lord Subramanya ou Lord Muruga ou Kartik ou Skanda é considerado como deus do amor e da beleza e do conhecimento. Ele é o filho mais novo do deus Shiva e Parvati ou Uma deusa. No panteão hindu Subramanya Lord ou Lord Muruga, o belo deus é considerado como o símbolo da juventude, a compaixão, benevolência e bravura. Ele é o comandante supremo do exército de Devas (Deva Senapathi). O objeto de seu nascimento foi a de destruir os demônios e proteger Devas. Sobre o Shashti dia Subramanya Lord ou Lord Muruga tem destruído Sura Padman, o super-demônio. Acredita-se que o demônio Sura Padman foi destruído em uma Tiruchendur entre os seis bastiões sagrados.


♣ Tiruchendur Sura Samharam Festival
O festival «Sura Samharam 'é comemorado em Tiruchendur em grande escala. O festival tem lugar na praia (em frente ao templo). Sobre o festival dia (Shashti dia) do sexto dia batalha é retratada com as imagens dos quatro grandes demônios aparecem antes Lord Muruga sobre suas charretes e que o Senhor lhes encontrar e destruir um por um, usando sua lança ou Vel. A festa termina com o Divino casamento (Tirukalyanam) entre e Muruga Lord Valli, no dia seguinte.
Skanda Shashti também é festejado no Palani, Thirythanigai e todos os outros templos onde mais de Lord Subramanya é a principal divindade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.