♦ OITENTA POR CENTO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA, SOFRE DE DOR NAS COSTAS OU JÁ SOFRERA DESSE MAL EM ALGUM MOMENTO DA VIDA. NÃO FAÇA PARTE DESSA ESTATISTICA.
A COLUNA VERTEBRAL DIVIDI-SE EM CERVICAL (PROXIMO AO PESCOÇO) TORAXICA OU DORSAL (LOGO ABAIXO DA NUCA) E LOMBAR (COM INICIO NA CURVATURA ANTERIOR AO BUMBUM). É JUSTAMENTE NESSA ULTIMA REGIÃO, SURGE UM PROBLEMA MUITO COMUM A LOMBALGIA. NÃO SE TRATA DE UMA DOENÇA, MAS, UMA DOR QUE, SEGUNDO A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS) ATINGIRÁ 80% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA EM ALGUM MOMENTO DA VIDA. MAIS COMUM NAS MULHERES, COSTUMA APARECER DEPOIS DE 30 ANOS, PRINCIPALMENTE, NAS MÃES, DEVIDO A FLACIDEZ NA MUSCULATURA ABDOMINAL, DESENCADEADA DURANTE A GRAVIDEZ. LOGO, QUANTO MAIS FILHO MAIOR O RISCO. EM 96% DAS PESSOAS, A DOR COSTUMA A DESAPARECER EM TRÊS SEMANAS, E, NA MAIORIA DOS CASOS, PODE SER CONTROLADA, COM A INGESTÃO DE UM ANALGÉSICO E UMA DOSE DE REPOUSO. NAS GREVES SITUAÇÕES RARAS, UM MÉDICO PODE RECEITAR ANTIFLAMATÓRIOS OU CORTICÓIDES PARA COMBATER O DESCONFORTO.
SÃO DESENCADEADORES DE DORES NAS COSTAS:
♦ MÁ POSTURA: OMBROS OU PESCOÇO PARA FRENTE AUMENTAM A CURVATURA DA LORDOSE (REGIÃO ACIMA DO BUMBUM. ENDIREITE-SE!
♦ BOLSA: QUANDO COLOCADA NO OMBRO, FORÇA A MUSCULATURA DAS COSTAS, POIS O CORPO TENDE A INCLINAR PARA O LADO OPOSTO. MANTENHA-A NA MÃO, OU CRUZE A ALÇA NO TRONCO (DO OMBRO DIREITO, PARA O QUADRIL ESQUERDO, POR EXEMPLO)
♦ SAPATO ALTO: O SALTO FORÇA A REGIÃO LOMBAR, DEIXANDO O BUMBUM ARREBITADO. PREFIRA CALÇADOS BAIXOS.
♦ MOCHILA: CARREGUE UMA COM 10 DO SEU PESO. OU OPTE POR MALA DE RODINHAS.
♦ COLCHÃO: COMPRE UM MODELO FIRME, ADEQUADO A SEU BIOTIPO. AO SE DEITAR, A ESTRUTURA NÃO PODE SE DEFORMAR.
♦ TRAVESSEIRO ESCOLHA UM BAIXO PARA MANTER A COLUNA NIVELADA. DEITANDO DE LADO, O OMBRO E A CABEÇA DEVE ESTAR A MESMA ALTURA.
♦ FRAQUEZA ABDOMINAL: SEM FORÇA, A MUSCULATURA NESSA REGIÃO SOBRECARREGA AS COSTAS. EXERCICIO FISICOS AJUDAM A COMBATER O MAL.
♦ OBESIDADE: O EXCESSO DE PESO FORÇA A LOMBAR. PORTANTO TRABALHE PARA BAIXAR O PONTEIRO DA BALANÇA (EMAGRECER)
♦ PSÍCOSSOCIAIS: ESTRESSE, ANSIEDADE, E DEPRESSÃO, DESENCADEIAM A DOR. PROCURE UM ESPECIALISTA, PARA TRATÁ-LOS.
♦ ARTOSE: PROCESSO INFLAMATÓRIO GERADO PELO DESGASTE DO OSSO. NESSE CASO, VÁ A UM MÉDICO.
♦ A LOMBALGIA TEM 3 TIPOS E A DURAÇÃO DA DOR É:
◘ AGUDA: DURA MENOS DE 6 SEMANAS
◘ SUB AGUDA: ENTRE 6 A 12 SEMANAS
◘ CRÔNICA: MAIS DE 12 SEMANAS
A LOMBOCITALGIA, ESSE NOME COMPLICADO, REFERE-SE A UMA FASE MAIS AVANÇADA DA LOMBALGIA. A TERRIVEL DOR NAS COSTAS VEM ACOMPANHADA DE UMA ESPÉCIE DE FISGADA NO BUMBUM, COXAS E JOELHOS, CAUSADA PELA COMPRESSÃO DE UMA RAIZ NERVOSA OU ATÉ MESMO DE UM HÉRNIA DE DISCO. EM 95% DOS CASOS, NÃO EXISTE A NECESSIDADE DE CIRURGIA E OS SINTOMAS DURAM O MAXIMO TRÊS MESES
SINTOMAS DE ALGUMAS DOENÇAS PODEM SER CONFUDIDOS COM LOMBALGIA SÃO ELAS:
TUMAOR NO PÂNCREAS OU PULMÃO, ULCERA DO DUODENO, PEDRA NA VESÍCULA BILIAR, PROBLEMAS DE ÚTERO E OVÁRIO INFECÇÕES NA COLUNA.
ESTEJAM SEMPRE ATENTOS AOS ALERTAS DO SEU ORGANISMO E SEMPRE ANTES DE SE MEDICAR, PROCURE UM MEDICO E FAÇA EXAMES CLÍNICOS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.