domingo, 24 de maio de 2009

HISTÓRIA DA AROMATERAPIA ATRAVÉS DAS LENDAS


♦ CECILIA GÓPFERT, CONTADORA DE HISTÓRIA E DINAMIZADORA, EXPLICIO A LENDA DOS AROMAS EM UM JORNAL ESOTÉRICO QUE REPASSO NO BLOG E QUE ACHEI BEM INTERESSANTA:

♥ ELA ESCREVEU QUE O HOMEM DESCOBRIU O FOGO E PASSOU A UTILIZAR EM SEUS RITUAIS A QUEIMA DE RAIZES, CAULES, FOLHAS, FLORES E FRUTOS AOS DEUSES, E PERCEBEU QUE O AROMA QUE SE DESPRENDIA, DESSAS ERVAS, EXERCIA SOBRE ELES, EFEITOS ORA CALMANTES, ORA EXCITANTES. DESDE ENTÃO, EXISTEM REGISTROS DA UTILIZAÇÃO DE AROMAS QUER EM SEU ASPECTO MEDICINAL, EM ASPECTO TERAPÊUTICO OU MESMO COMO SIBOLO DE SEDUÇÃO.

DESDE O INICIO DOS TEMPOS, FOSSE TALHANDO SINAIS EM PEDRAS, FOSSE DEIXANDO MARCAS, POR ONDE PASSASSEM OS HOMENS DE UMA FORMA OU OUTRA REGISTRARAM SEMPRE SUA HISTÓRIA. POR ISSO CONTAR E OUVIR HISTÓRIAS TÊM EFEITO TERAPÊUTICO E RENOVADOR, POIS RESGATAM VALORES ANCESTRAIS. É ATRAVÉS DAS HISTÓRIAS QUE DESENVOLVEMOS NOSSA MEMÓRIA, AGUÇAMOS NOSSA PERCEPÇÃO, ENXERGAMOS MELHOR NOSSAS POSSIBILIDADES E SENTIMOS MELHOR NOSSAS POSSIBILIDADES E SENTIMOS PLENAMENTE NOSSAS EMOÇÕES.

PORTANTO TRAÇAR UM PARALELO ENTRE ESSAS DUAS ATIVIDADES SÓ FAZ POTENCIALIZAR SUAS POSSIBILIDADES.

OS AROMAS, ATRAVÉS DAS HISTÓRIAS, FACILITA A MEMORIZAÇÃO DE SUAS PROPRIEDADES. QUEM ESQUECERÁ AS PROPRIEDADES AFRODISIACAS DO OLEO ESSENCIAL DE ROSAS, DEPOIS DE OUVIR A LENDA DE CLEOPATRA, BANHANDO-SE COM ESSE AROMA PARA CONQUISTAR MARCO ANTONIO. CLEÓPATRA, IA AO ENCONTRO DO AMANTE EM SEU BARCO IMPREGNADO DE NUVENS DE INCENSO, VELAS AROMÁTICAS, E ELA MESMA UNTADA EM ÓLEOS PERFUMADOS. ALÉM DO AROMA DE ROSAS USAVA O AÇAFRÃO E VIOLETAS..

OUTRO PERSONAGEM DA HISTÓRIA, ADEPTO AOS AROMAS, FOI NAPOLEÃO, QUE DESPEJAVA TODAS AS MANHÃS EM SUA CABEÇA, UM FRASCO INTEIRO DE AGUA DE COLONIA, FEITAS COM ESSÊNCIA NATURAIS DA ITALIA: NEROLI, BERGAMOTA, LAVANDA E ALECRIM, DILUIDA EM ALCCOL NEUTRO.

AO ESTUDARMOS OS MITOS GREGOS, ROMANOS, CELTAS OU QULQUER OUTRA ORIGEM, SEMPRE VAMOS ENCONTRAR CITAÇÕES DE ÓLEOS ESSÊNCIAS EM RITUAIS DE INICIAÇÃO, RITOS DE PASSAGEM, EM MUMIFICAÇÃO, ETC... SE FORMOS ESTUDAR CONTOS AFRICANOS CERTAMENTE, VAMOS ENCONTRAR O USO DA FUMAÇA PERFUMADA, DOS UNGUENTOS COM CHEIROS ESPECIFICOS, DAS VELAS AROMÁTICAS, ETC...

E O QUE DIZER DE SE RESSALTAR O AROMA DE UMA HISTÓRIA. CONTAR UM CONTO DE FADAS, EM QUE SE FALA DAS BELAS PRINCESAS QUE PASSEAVAM PELOS CAMPOS DE LAVANDA, O QUE DEIXAVAM IMPRESSIONATE CALMAS, PROSTAS PARA ENFRENTAR O ENCONTRO COM OS PRINCIPES ENCANTADOS. ATÉ OS OUVINTES SE APODERAM DO AROMA DA HISTÓRIA.

NA LENDA SOBRE O RIO LETES, A DEUSA IRIS SENTE-SE INEBRIADA COM AROMA DAS PAPOULAS QUE CRESCEM A ENTRADA DO REINO DO DEUS SOMNO, O DEUS DO SONO, E TEME ADORMECER SOB O EFEITO DAQUELE AROMA.

HERMANN HESSE, EM SEU CONTO, AS TRÊS TÍLIAS, QUE TRATA A SAGA DE TRÊS IRMÃOS ENVOLVIDO NUM ASSASSINATO, REGISTRA A PRESENÇA DESSA ARVORE, CONSIDERADA SAGRADA PELAS ANTIGAS CIVILIZAÇÕES GERMÂNICAS, DOTADA DE UMA LONGETIVIDADE POUCO VULGAR.

A TÍLIA, COMO O CARVALHO É UMA ARVORE HISTÓRICA E LENDÁRIA. A TÍLIA PRODUZ UM EFEITO CALMANTE EM CASOS DE ESTRESSE, INSÔNIAS OU DE NERVOSISMO, PRODUZIDO POR HIPERTENSÃO.

♦ POR TUDO ISSO É QUE LERÁS, SEGUIDORES DO BLOG, A HITÓRIA DOS AROMAS, ENQUANTO ASPIRA OS AROMAS DE SUA HISTÓRIA, COMO EU DISSE, MUITO INTERESSNTE. SINTA O EFEITO CALMANTE, RENOVADOR, QUE ESTA PARTE DO BLOG TRARÁ, À VOCÊS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.