quarta-feira, 27 de maio de 2009

ESTRESSE: O MAL DO SÉCULO XXI


♥ DEVEMOS HOJE, NUMA ÉPOCA QUE SE CARACTERIZA PELA GRANDE ACELERAÇÃO DOS ACONTECIMENTOS E PELO EXCESSO DE COMPETITIVIDADE NA SOCIEDADE INDUSTRIALIZADA. TUDO QUE ACONTECE DE MANEIRA VIRTIGINOSAMENTE RÁPIDA, E TODOS NÓS SOMOS EXPOSTOS A UMA SOBRECARGA DE ESTÍMULO QUE NOS SUFOCA E OPRÍME. É O CONHECIDO ESTRESSE, QUE DE UMA FORMA OU OUTRA, ATINGE A TODOS NÓS.

O ESTRESSE, NÃO É EM SI PRÓPRIO, UMA DOEÑÇA, MAS UM CONJUNTO DE RESPOSTA DESENCADEADAS POR MÚLTIPLOS FATORES. SEGUNDO UM DICIONÁRIO ESTRESSE É O CONJUNTO DE REAÇÃO DO ORGANISMO A AGRESSÃO, DE ORDEM FÍSICA, PSÍQUICA, ENFECCIOSAS E OUTRAS CAPAZES DE PERTUBAR-LHE O EQUILIBRIO.

A RESPOSTA DO CORPO AO ESTRESSE, PODE SER RESUMIDA, DA SEGUINTE MANEIRA: A PERCEPÇÃO DE AMEAÇA OU PERIGO EMINENTE, OU DE UM EVENTO TRAUMÁTICO, E PERCEBIDO PELO CÓRTEX CEREBRAL, QUE ACIONA CERTAS ÁREAS ESPECÍFICAS DO CÉREBRO (SITEMA LÍMBICO E HÍPOTÁLOMO) LIGADOS AO CONTROLE DAS EMOÇÕES. TAIS ALTERAÇÕES MOVIMENTA O SISTEMA GLANDULAR, FAZENDO COM QUE AS SUPRA-RENAIS AUMENTE A PRODUÇÃO DOS SEUS HORMONIOS ADREDALINA E A NOR-ADREDALINA. ESSES HORMONIOS TEM EM AÇÃO PRATICAMENTE TODOS OS TECIDOS DO CORPO, ALTERANDO A RESPOSTA IMUNOLOGICA E FAVORECENDO O APARECIMENTO DE PROCESSOS INFECCIOSOS.

EVIDENTEMENTE, CERTO NÍVEL DE ESTRESSE NÃO SÓ É NORMAL. COMO ATÉ DESEJAVEL, O PERIGO É QUANDO O MECANISMO SE TORNA CRONICO E REPETIDO.

NESSA SITUAÇÃO SURGEM CONSEQUENCIAS FÍSICAS E EMOCIONAIS, COMO A PERDA DA CONCENTRAÇÃO MENTAL, IRRITABILIDADE, PALPITAÇÕES, SUARES FRIOS E DORES DE CABEÇA. OS EFEITOS DEVASTADORES DO ESTRESSE CRONICO, PODEM SE ESTENDER ATÉ O SISTEMA DIGESTIVO, PROVOCANDO GASTRITES, ÚLCERAS, DIFICULDADES INTESTINAIS, COMO PRISÃO DE VENTRE OU DIARRÉIA. O SISTEMA CARDIOVASCULAR, PODE FAVOERECER O APARECIMENTO DE DOENÇAS CARDÍACAS, DORES PRECORDIAIS E ANGINAS

COMO O RECURSO PARA PREVENÇÃO DO ESTRESSE. DESTACA-SE UMA PARADA EM NOSSAS ATIVIDADES. SEJA ATRAVÉS DE FÉRIAS, OU ATÉ MESMO PASSEIO DE FINS DE SEMANA. ATIVIDADES DE LAZER, EXERCICIOS FÍSICOS E A MUDANÇA DE CERTOS PADRÕES QUE JÁ NÃO SÃO MAIS NECESSÁRIOS EM NOSSA VIDA, PODEM CONTRIBUIR PARA DIMINUIÇÃO DESSA TENSÃO DIARIA QUE VAI MINANDO, POUCO A POUCO, A QUALIDADE DE NOSSA VIDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.