quarta-feira, 13 de maio de 2009

A PSICOLOGIA E A ESPÍRITUALIDADE


♦ A INTEGRAÇÃO PSICOLÓGICA E A REALIZAÇÃO ESPÍRITUAL NÃO SÃO PROCESSOS SEPARADOS. SEM A ESPIRITUALIDADE, A PSICOLOGIA NÃO NOS LIBERTA, NEM NOS CONDUZ ÀS MAIS PROFUNDAS VERDADES QUE EXISTEM SOBRE NÓS. SEM A PSICOLOGIA, A ESPIRITUALIDADE PODE REPRESENTAR UMA ILUSÃO E UMA TENTATIVA DE FUGA DA REALIDADE. ESTE TEXTO FOI EXTRÍDO DO LIVRO (A SABEDORIA DO ENEAGRAMA DE DON RICHARD RISO E RUSS HUDSON).

QUANTOS EM MOMENTOS DE DIFICULDADE, NÃO BUSCAM A RELIGIÃO E A DEUS COMO UMA SAÍDA DE EMERGÊNCIA DE UMA REALIDADE INCENDIADA, PROBLEMÁTICA E CONTURBADA? ACHAM QUE A IGREJA (INSTITUIÇÃO RELIGIOSA) É UM ESCONDERIJO, UM LUGAR SEGURO ONDE OS PROBLEMAS QUE OS ABORRECEM, QUE NÃO DESEJAM OU QUE NÃO SABEM COMO RESOLVÊ-LOS, JAMAIS OS ALCANÇARÃO.

MUITOS, QUANDO ESTÃO NUMA INSTITUIÇÃO RELIGIOSA, FALAM DE ANJOS, ARCANJOS, DO MUNDO ESPÍRITUAL E DE TODA BELEZA. MAS ABORDAM ESSES ASSUNTOS SOMENTE NUM PRIMEIRO INSTANTE, NÃO LANÇAM UM OLHAR PARA DENTRO DE SI, PARA FAZER CONTATO COM O EU SUPERIOR. BUSCAM AS RESPOSTAS FORA, NO EXTERIOR, NOS LIVROS DE ESÍRITUALIDADE.

♠ E POR QUE FAZEM ISSO?

PORQUE PARA TODOS NÓS, É MUITO MAIS AGRADÁVEL ENTRAR EM CONTATO COM A BELEZA DOS LIVROS E DO CONHECIMENTO MÍSTICO E TRANCENDENTE, DO QUE DEPARAR COM TODAS AS NOSSAS CARÊNCIAS, MAZELAS E SENTIMENTOS DE MEDO E ABANDONO. NOSSA SENSAÇÕES DE SERMO MAL-AMADOS E MAL-ENTENDIDOS. NÃO É AGRADAVEL ENTRAR EM CONTATO COM SITUAÇÕES DESAGRADÁVEIS, MUITAS CRIADAS POR NÓS MESMOS.

AO INVÉS DE DEPARARMO-NOS COM TODOS OS NOSSOS TRAUMAS DE INFÂNCIA, PROBLEMAS FAMILIARES, PROFISSIONAIS E PESSOAIS, E RESOLVÊ-LOS VAMOS A DEUS. RELIGIÃO NÃO É BENGALA. NÃO ADIANTA FUGIR DA REALIDADE. TEMOS QUE ENTRAR EM CONTATO COM NÓS MESMOS

(TEXTO BASEADO EM PESQUISA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.